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20/04/2018



ALMEIDA JUNIOR INVESTE EM NÚCLEO DE INOVAÇÃO E FIRMA PARCERIAS


Almeida Junior investe em núcleo de inovação e firma parcerias

O cenário do varejo mudou nos últimos anos e o aumento do uso de dispositivos móveis levou as companhias a incrementarem seus serviços e interagirem mais com os consumidores. O formato multicanal para o relacionamento com os clientes evoluiu para o omnichannel, que faz a integração da presença no online e offline. Acompanhando o movimento do varejo, o AJ.LABS (Núcleo de Inovação e Experimentação da Almeida Junior - que tem seis shopping centers em Santa Catarina) desenvolveu uma solução inédita para vendas no segmento - SHOPPromo, uma plataforma que funciona dentro do APP Almeida Junior. Além da plataforma, dentro do plano de iniciativas, surgiram parcerias com empresa norte-americana e a integração com o ecossistema de startups voltadas para o varejo.

Nos cinco primeiros meses de atividade, a plataforma SHOPPromo já recebeu mais de 40 mil cadastros. No ambiente virtual o cliente encontra promoções dos shoppings da rede, reserva o produto desejado no celular e finaliza a compra na loja física. O resultado tem sido positivo: o índice de conversões chega a 26%.

Outro projeto em sintonia com o consumidor conectado começa a ser desenvolvido pelo AJ.LABS, em parceria com uma empresa da região do Vale do Silício especializada em análise de redes sociais. Através da solução será possível verificar o comportamento online dos clientes dentro dos shoppings. Na prática, isso significa que a partir de uma análise estratégica de dados, será possível um envolvimento personalizado com o cliente, baseado em seu comportamento no ambiente online, desencadeando assim uma experiência única para o consumidor e gerando inteligência para o negócio. Além dos dados provenientes das redes sociais, é possível cruzar informações de outras origens, como o mapa de calor de mall - já em utilização - e que irão melhorar ainda mais a precisão e direcionamento das ações de ativação.

“Entender este novo consumidor que transita muito rápido do meio físico para o virtual ou vice-versa é fundamental para proporcionar uma experiência positiva a ele”, comenta Esdras Floriani Holderbaum, Gerente Corporativo de TI da Almeida Junior e head do núcleo de inovação AJ.LABS, e que participou do grupo de trabalho da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) para desenvolver um material completo sobre e-commerce. Lançado em fevereiro, o material traz um aprofundamento nas discussões sobre o mercado de vendas online e o impacto das lojas virtuais no varejo, com números e pesquisas.

Interagir com o ecossistema de startups também está no radar do AJ.LABS. Com o olhar voltado à inovação, o Núcleo realizou reuniões com 25 empresas catarinenses que têm iniciativas voltadas para o varejo e operações de shopping centers. Um exemplo é a Reviewr, empresa que analisa os dados extraídos das avaliações no ambiente virtual para aplicá-los na melhoria da reputação online e do relacionamento com os consumidores.

“Não podemos mais ficar restritos ao ambiente físico. O consumidor está em busca de novas experiências, está conectado o tempo todo e precisamos saber usar estes canais para ampliar o nosso relacionamento”, comenta a superintendente de marketing corporativo da Almeida Junior, Monique Campos.