Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

06/11/2018



SONAE SIERRA BRASIL DIVULGA CRESCIMENTO DE 14,6% NO EBITDA


Sonae Sierra Brasil divulga crescimento de 14,6% no EBITDA

 

São Paulo, 6 de novembro de 2018 -A Sonae Sierra Brasil divulga hoje, 06, os resultados referentes ao terceiro trimestre de 2018, com entrega de sólido desempenho operacional e financeiro, com os shoppings reportando fortes indicadores de vendas e Companhia registrando sólido crescimento de EBITDA e FFO.

 

·                    As vendas dos lojistas retomaram seu ritmo de crescimento no terceiro trimestre de 2018, especialmente depois de julho, que ainda foi impactado pela Copa do Mundo. Assim, as vendas em nossos shoppings cresceram 4,6% no 3T18 em comparação ao 3T17 (e 7,8% em agosto e setembro combinados e alguns ativos apresentaram crescimento de dois dígitos).

 

·                    As vendas nas mesmas lojas (SSS) seguiram a tendência das vendas totais voltando a crescer e fechando o 3T18 com aumento de 2,6% em comparação ao mesmo período de 2017.

 

·                    Os aluguéis nas mesmas lojas (SSR) cresceram 4,9% no 3T18, resultado de vendas maiores e da redução contínua dos descontos temporários.

 

·                    A taxa de ocupação do portfolio continuou crescendo, atingindo 94,2% ao final de setembro de 2018, impulsionada pelo crescente índice de ocupação no Passeio das Águas Shopping.

 

·                    A receita líquida totalizou R$ 73,7 milhões no 3T18, 4,6% acima do registrado no mesmo período de 2017, influenciada pela combinação do crescimento saudável das receitas de aluguel e estacionamento juntamente com a redução contínua dos descontos temporários. No acumulado do ano, a receita líquida cresceu 3,3% comparada ao 9M17, atingindo R$ 218,2 milhões.

 

·                    O EBITDA atingiu R$ 50,5 milhões no trimestre, um aumento de 14,6% sobre o 3T17, explicado pela combinação de maior receita líquida e menores custos e despesas operacionais. No 9M18, o EBITDA totalizou R$ 150,7 milhões, crescimento de 13,6% frente ao mesmo período de 2017.

 

·                    Impulsionado pelo expressivo crescimento do EBITDA e por menores impostos corporativos, a evolução do FFO foi ainda maior. O indicador cresceu 32,7% comparado ao 3T17, alcançando R$ 29,7 milhões. Este é o maior FFO para um terceiro trimestre nos últimos sete anos. Nos nove primeiros meses do ano, o FFO totalizou R$ 85,6 milhões, crescimento de 29,5% sobre o 9M17.

 

Desempenho e posicionamento

Os meses de agosto e setembro foram muito positivos para o varejo e as vendas da Companhia cresceram 7,8%, com alguns de nossos shoppings apresentando crescimento de dois dígitos, como o Passeio das Águas, o Metrópole e o Franca.

 

O indicador de vendas nas mesmas lojas também voltou ao campo positivo no 3T18, encerrando o período com crescimento de 2,6%. Excluindo o mês de julho, que ainda foi afetado pela Copa do Mundo, as vendas nas mesmas lojas tiveram aumento de 5,8%. Os aluguéis nas mesmas lojas também registraram fortes valores, crescendo 4,9% no 3T18, impulsionados pelo saudável crescimento das vendas aliado à redução de descontos temporários.

 

A taxa de ocupação dos shoppings da Companhia também continua melhorando, mais uma vez influenciada pelo crescimento das taxas em nossa nova geração de ativos, nomeadamente no Passeio das Águas Shopping.

 

O indicador de inadimplência líquida também encerrou o terceiro trimestre de 2018 com uma evolução positiva, em 2,5% (vs 4,0% no 2T18), atestando o ambiente mais favorável para os lojistas.

 

Além disso, assim como os indicadores operacionais de nossos shoppings, o desempenho financeiro da Sonae Sierra Brasil permanece robusto. Nossa receita líquida cresceu 4,6% no 3T18 em relação ao mesmo período de 2017, o maior crescimento da receita líquida trimestral desde 2016. A variação decorre dos crescimentos saudáveis de aluguéis e das receitas de estacionamento, aliado à contínua redução de descontos, que encerrou o trimestre com uma queda de aproximadamente 10%.

 

Com o forte crescimento da receita líquida e uma queda de 11% nos custos e despesas operacionais, nosso EBITDA saltou 14,6% no 3T18, totalizando R$ 50,5 milhões. Já o FFO subiu 32,7% no período, atingindo R$ 29,7 milhões, o maior FFO para um terceiro trimestre nos últimos sete anos, resultado do fortalecimento de nossas operações e da redução de nossa alavancagem.

 

Perspectivas

Os sólidos resultados operacionais e financeiros do 3T18 confirmam que a Sonae Sierra Brasil está no caminho certo para alcançar um novo patamar de resultados e margens, a ser impulsionado pela maturação contínua de nossa nova geração de ativos e pela recuperação no cenário macroeconômico.

 

A Companhia continua investindo para melhorar os shoppings e atualizar seus respectivos mix de lojas, de acordo com as últimas tendências do varejo e seus mercados de atuação, para continuar criando valor em nosso portfólio atual, seja trazendo novas lojas e atualização de mix, redução de vacância, ou através de revitalizações e movimentos estratégicos que fortalecem nossa posição como uma das empresas líderes do setor no país.

 

Nos próximos meses, a Sonae Sierra Brasil apresentará mais detalhes sobre o projeto de reforma do Shopping Metrópole e, no futuro próximo, deve assinar os primeiros contratos para o projeto multiuso do Parque D. Pedro Shopping. Enquanto isso, os projetos de hotéis e torres residenciais nos shoppings Uberlândia e Franca continuam em fase de aprovação em suas prefeituras.

 

A Sonae Sierra Brasil está pronta para o novo ciclo de crescimento que deve começar no Brasil no futuro próximo e estamos convencidos de que nossos shoppings, nossa equipe, nossa sólida geração de caixa e nosso forte balanço estão bem posicionados para nos levar a um novo nível nos próximos anos.

 

Sobre a Sonae Sierra Brasil

A Sonae Sierra Brasil (www.sonaesierrabrasil.com.br) é uma empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil. A companhia é proprietária de 9 shopping centers em operação: Plaza Sul e Campo Limpo (São Paulo-SP), Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP), Franca Shopping (Franca-SP), Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP), Manauara Shopping (Manaus-AM), Uberlândia Shopping (Uberlândia–MG), Boulevard Londrina Shopping (Londrina-PR) e Passeio das Águas Shopping (Goiânia-GO), e administra mais um shopping de terceiros, Shopping Penha (São Paulo-SP), totalizando 474,7 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 2.103 lojas. A sustentabilidade é uma das preocupações essenciais da Sonae Sierra Brasil, presente em todas as áreas da empresa. A empresa foi a primeira do setor a certificar os seus Sistemas de Gestão Ambiental (norma ISO 14001) e de Gestão de Segurança & Saúde (norma OHSAS 18001), distinções que atestam a qualidade e as boas práticas implementadas nessas áreas. A Sonae Sierra Brasil também investe em inovação através do Digital Experience, programa que tem por objetivo conectar os consumidores com os centros de compras, por meio de inovação tecnológica contínua, como serviços digitais e sociais, interatividade e experiências digitais indoor.

 

Contatos para a imprensa:

Edelman

Kátia Silva | katia.silva@edelman.com  | (11) 3060-3110

André Moraes | andre.moraes@edelman.com  | (11) 3060-3138

Ana Sartor | ana.sartor@edelman.com | (11) 3066-7786